top of page

RÉGUAS
LINIMÉTRICAS

Réguas linimétricas são instrumentos utilizados com o objetivo de monitorar a variação do volume de água dos reservatórios dos rios.

 

Ao se instalar a régua linimétrica, cria-se uma estação fluviométrica, para obtenção de séries históricas descritivas de vazões mínimas, médias, máximas e outros parâmetros de vazão dos rios.

Compre agora

Faça o download do nosso catálogo

Capa-Polimedição.png

Tipos de réguas

Fabricamos réguas em: PVC, AÇO CARBONO, ALUMINIO ou INOX, conforme a necessidade do cliente e locais de uso.

Aplicações

1605814896434.png

Como é feita a instalação?

A instalação da réguas linimétricas ou fluviométricas, é tarefa aparentemente simples, variando principalmente em função das características do local de instalação. As principais variáveis que definem o procedimento de instalação e grau de complexidade são: porte do curso da água, em largura e profundidade; vazão média; inclinação do talude e calha; material (textura e estrutura do solo); presença ou não de rochas ás margens; etc. Apesar de ser uma tarefa aparentemente simples, a instalação de réguas é uma atividade bastante criteriosa e técnica, desde a definição do local de instalação (etapa das mais importantes) até a correta instalação das seções e amarração de Referências de Nível, chamados Rns. Desta forma, tal tarefa só pode ser realizada com profundos conhecimentos em hidrologia e hidrometria, para que os resultados possam ser representativos e definitivos

Após a implantação das referidas réguas linimétrica, será possível efetuar a medição dos volumes correspondentes a cada um dos níveis dos reservatórios dos rios, de forma a permitir a futura elaboração de um planejamento eficiente do sistema de gestão dos recursos hídricos.

bottom of page